quarta-feira, 1 de setembro de 2010

A VONTADE

A VONTADE

Maior que o desafio é a vontade de vencer.

Sob os auspícios do festejado período natalino, inicia-se o presente texto, cujo objetivo é trazer à tona a expressão da fé voltada para o aspecto prático da questão.

Os desafios são dificuldades que devem ser transpostas, sendo verdadeiros degraus para a evolução moral do ser. Assim, os obstáculos teem papel preponderante para o crescimento do homem, pois atestam a necessidade de melhoramento como requisito primordial para o sucesso pessoal quando de nossa passagem pelo orbe terrestre.

O amor, sentimento sublime, nutre o coração humano como fonte inesgotável de recursos genésicos , atuando na psicosfera do ser tal como raio de ação luminosa, cujos fachos de luz encandeiam aqueles que ainda não se encontram preparados para tal mister. Só quem ama sente a confiança de vencer barreiras aparentemente intransponíveis, pois aliado ao amor está à fé, sentimento que enobrece e fortalece o homem.

Oh, quão grande é a VONTADE, esse sentimento de força e perseverança que emana do ímpeto do ser humano através de uma reflexão da otimização do fluido cósmico universal, energia radiante que gera, molda e coopera para a formação e evolução dos seres.

A inércia marca o início, o ponto de partida da evolução do ser. Em nossa vida terrena, tal fase é representada pelo nascimento, sendo este o primeiro passo para a grande jornada de aprendizado inerente a este Planeta.

De acordo com o interesse e limitações de cada um, pode-se chegar aos planos superiores sem maiores delongas, pois “a evolução” é o futuro ao qual todos nós estamos fadados, visto que quando se trata da Lei de Evolução, o retrocesso do ser se torna impossivel. No máximo, o irmão estaciona, jamais regride, pois é para a frente que a vida anda, e é para lá que todos nos iremos, uns mais rápidos, outros mais lentos.

Mas o que fazer para concretizar tal feito? Quais os caminhos devem ser trilhados para evoluir aos planos superiores da vida, onde reside a paz de espírito, a erradicação da pobreza e o amor universal?

A resposta está dentro de nós... basta querer, eis o primeiro passo.

Perseverar, eis o segundo.

É simples, mas parece complexo por um único motivo: não acreditamos em nosso potencial!

Rendemos-nos facilmente diante dos percalços da vida, alegando que não estamos preparados para o desafio, mas no fundo, sabemos que a nossa missão pode ser cumprida com a prática das potências ocultas guardadas em nossa mente, notadamente a perseverança, a fé e calma, verdadeiras “irmãs”, filhas do “pai” chamado amor.

A VONTADE representa intenção de crescer, de superar a si mesmo, de encarar o desafio de frente, sem a utilização de subterfúgios para ocultar a verdade, pois o homem de bem não teme a realidade, que lhe auxilia para ascender na escala da progressão interminável do saber.

Esta, por sua vez, representa a eterna busca do homem consciente, cujo objetivo é aprimorar-se cada vez mais, sem temer as dificuldades que surgirão quando do “desabrochar da flor”, ou seja, no exato momento em que o homem se depara com a imensidão de suas potências, tais como a fé, a vontade, o pensamento e a consciência .

Neste sentido, a VONTADE atua como instrumento necessário para a evolução moral, vez que aquela, por si só, nada representa. Na verdade, o homem integral busca adequar seus ideais à prática da Lei Maior, qual seja, a Lei do Amor, cuja grandeza ainda é desconhecida pelos que permanecem aqui encarnados.

Roguemos, pois, ao Criador, que nos ilumine na busca da mais ampla concepção da força que nutre o coração humano, o Amor, para que a VONTADE DE VENCER esteja pautada neste sentimento para a concretização do bem comum como instrumento para o saúde da coletividade, da instrução moral do ser, enfim, para o progresso civilização terrena.

Guarujá/SP, 28 de dezembro de 2009.

Tobias Norões Carvalho